Muita gente ainda tem dúvidas de como implementar o aparador na decoração. Afinal, ele só pode ser utilizado na sala de estar próximo à parede? Como combiná-lo com os demais elementos decorativos do espaço? Em quais materiais pode-se encontrar esse móvel no mercado?

Antes de mais nada, é importante salientar que o aparador pode ser utilizado tanto em áreas residências, seja na sala de jantar, na varanda, no hall de entrada, entre outros, quanto em ambientes comerciais, como na sala de espera do estabelecimento.

Vale ressaltar que o aparador é um móvel coringa que oferece beleza e funcionalidade ao espaço. Portanto, ao contrário do que pode parecer, é muito fácil e simples adicioná-lo em diversos cômodos.

Para ajudar você, preparamos este texto explicando mais sobre o aparador e as suas diversas formas de uso. Então, se ficou interessado, acompanhe a leitura e tire as suas dúvidas!

Principais tipos de aparadores

Ao escolher o seu aparador, é fundamental optar por um tipo de material que seja resistente, durável e belo. Assim, fica mais fácil investir em algo que terá um longo prazo de vida útil. Também deve-se buscar o material que ofereça cores e designs que se encaixem perfeitamente ao estilo de decoração do ambiente.

Madeira

madeira é uma excelente matéria-prima que dá vida a muitos móveis bonitos e de ótima qualidade. Além de ser muito resistente e durável, ela oferece versatilidade e beleza, o que facilita na hora de criar a decoração ideal do usuário.

Pode-se ainda optar por diversas tonalidades terrosas, da mais clara a mais escura, e projetar o seu próprio modelo personalizado de aparador, por exemplo. Apresentando, portanto, a possibilidade de criação de designs diferentes de acordo com o gosto da pessoa.

Dica: Saiba quais são as cores que mais combinam com tons de madeira

Vale ressaltar ainda que o aparador de madeira se adéqua muito bem a diversos estilos de decoração, seja moderno ou clássico, retrô ou rústico, entre muitas outras opções de composição.

Vidro

O aparador com tampo de vidro é perfeito para ambientes com decoração moderna e contemporânea. Trata-se de um material resistente e que ajuda a decorar tanto com neutralidade quanto com cores mais vibrantes.

Esse tipo de móvel com vidro fica muito bem em ambientes comerciais, tendo em vista a sobriedade que proporciona à decoração. Além disso, o vidro facilita na hora da limpeza, sendo, portanto, bastante prático a sua manutenção.

Ferro

O aparador com estrutura de ferro é muito charmoso, sendo ideal para ambientes minimalistas ou com decoração industrial. Ele pode ter tanto um tampo de madeira quanto de vidro, fica a critério do gosto do usuário.

Dica: Decoração de lofts: conheça as principais tendências!

Por conta de seu design clean e versátil, ele também fica muito bem em ambientes comerciais. Além disso, esse material é bastante durável, apresentando uma ótima qualidade. Ou seja, é perfeito para quem quer investir em um móvel para o longo prazo.

Onde o móvel pode ser inserido

Sala de jantar

Na sala de jantar, o aparador oferece um ótimo espaço para criar um minibar. Pode-se colocar em sua parte superior uma bandeja com algumas bebidas e copos decorativos, por exemplo.

Já em sua parte inferior, pode-se utilizar esse espaço para colocar uma pequena adega de vinhos. Ou seja, fica superfácil pegar a bebida perfeita para harmonizar com a refeição.

Atrás do sofá

Muita gente acredita que o aparador deve ser colocado apenas próximo à parede para não atrapalhar a passagem pelo ambiente. Com certeza, ter um ambiente com circulação livre é o aconselhado. Porém, ele também pode ser colocado atrás do sofá na sala de estar.

Para isso, é preciso que se tenha um ambiente mais amplo, em que o sofá e o aparador ocuparão o centro da sala, criando duas passagens para a circulação dos moradores sem problemas, uma pelo aparador e outra pelo espaço entre o sofá e o rack com a TV. Essa é até uma maneira de criar uma circulação que não atrapalhe quem está assistindo à TV.

Dica: Tipos de móveis para TV: 9 dicas para fazer a escolha certa

Esse acessório deve acompanhar o tamanho do sofá para que se tenha harmonia. Uma dica é implementá-lo com elementos de decoração em cima, como porta-retratos e livros decorativos de capa dura, e também de forma a proporcionar funcionalidade para o dia a dia de quem usa a sala. Por exemplo, pode-se colocar o jornal, revistas e contas a pagar em cima do aparador.

É interessante também sempre ter por perto um porta-copos, pois, com certeza, alguém da casa colocará um copo de bebida em cima do móvel próximo ao sofá. Assim, ele fica protegido e evita-se a formação de manchas e danificações.

Hall

O aparador no hall de entrada da casa é um grande clássico na decoração. Além de deixar o ambiente belo e charmoso, ele nesse local pode ajudar e muito na funcionalidade da rotina.

Por exemplo, é interessante ter em cima dele um pote decorativo para colocar as chaves do carro e de casa sempre que chegar na residência. Assim, ao sair de casa ganha-se tempo sabendo exatamente onde encontrar esses itens tão fundamentais para o dia a dia.

Ter um espelho amplo sobre o aparador também é uma excelente ideia, tendo em vista que amplia as dimensões do hall de entrada, cria uma decoração bonita e ainda auxilia na última olhada para passar o batom ou arrumar a gravata antes de sair de casa.

Varandas

Um aparador na varanda deixa o ambiente mais aconchegante e com a decoração em dia. Uma dica para implementá-lo com muita utilidade é ter um espaço vago em sua parte abaixo do tampo. Assim, pode-se guardar nesse cantinho um puf espaçoso e confortável para quando houver alguma reunião com os amigos ou familiares na varanda.

Dica: Saiba como montar um jardim de inverno incrível

Dessa forma, é possível ter ainda mais um lugar para que alguém se sente. Lembre-se de enfeitar o aparador com jarros com flores e outros elementos decorativos.

Salas de espera

Já em ambientes comerciais, o aparador fica perfeito nas salas de espera, tanto decorando quanto proporcionando uma função para as pessoas que estão lá. Nele, pode-se colocar uma máquina de fazer café, água e biscoitinhos em potes decorativos.

Prefira um móvel que tenha gavetas na parte abaixo do tampo, para, assim, armazenar guardanapos, copos descartáveis, refil de biscoitos, entre outros itens de uso diário. Desse modo, o aparador será um grande item de uso por todos que estarão na sala esperando pelo atendimento.

Para saber ainda mais, um guia definitivo de decoração para a sua casa! Confira abaixo:

Viu como implementar o aparador no ambiente não é uma tarefa difícil? Sem contar que com as nossas dicas de materiais e formas de uso fica ainda mais fácil compor qualquer tipo de ambiente com esse móvel tão belo e versátil, não é mesmo? Então, não deixe para depois e adquira o quanto antes o seu modelo ideal.

Gostou das nossas dicas sobre tipos de aparador? Então, não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Pinterest e no Instagram.

Share: