Tudo em sua casa é um reflexo de quem você é, de sua personalidade e senso de estilo e, assim, o mobiliário não deve ser tratado de forma diferente. Enquanto os móveis prontos oferecem algumas vantagens como rapidez e praticidade, os móveis planejados possuem um número surpreendente de benefícios como, por exemplo, a possibilidade de se ter uma peça única e de grande qualidade.

No post de hoje mostraremos quais são os principais pontos positivos dos ambientes planejados e dos móveis prontos para que você possa diferenciá-los e escolher bem. Acompanhe!

Vantagens dos ambientes planejados

Design único

Você investiu tempo e dinheiro para conseguir comprar sua casa e chegou o grande momento de decorá-la e mobiliá-la. Assim, você quer que além de bonitos, os ambientes sejam um reflexo da sua personalidade e estilo, não é mesmo?

Logo, por que comprar as mesmas peças de mobiliário que estão em milhares de outras casas e que não têm nada a ver com você? Optar pelos móveis planejados permite que você tenha peças com design único e que deixe os espaços muito mais convidativos.

Dimensionamento personalizado

Hoje em dia, as casas — e principalmente os apartamentos — estão cada vez menores. Encontrar móveis prontos que se encaixem perfeitamente nas dimensões necessárias é um tanto difícil.

Com ambientes planejados, você não terá que se preocupar se as peças caberão ou não dentro de um espaço particular. Você é capaz de trabalhar com um dimensionamento personalizado e que entre em harmonia com os outros objetos, criando um ar de aconchego sem carregar o cômodo.

 Peças com significado

Outra grande vantagem dos ambientes planejados é a possibilidade de criar peças que tragam e transmitam um significado particular. Com eles você poderá honrar um antepassado, reaproveitar uma peça antiga de um ente querido, construir um móvel semelhante ao de um amigo de longa data ou ainda incorporar lembranças de bons momentos em conceitos chaves e presentear alguém que você gosta. A peça torna o ambiente muito mais especial com esses pequenos toques pessoais.

 Materiais de qualidade

Já diz o ditado: “qualidade antes de quantidade” e isso representa bem os móveis voltados para ambientes planejados, uma vez que para sua confecção são empregados materiais de qualidade e capricho na execução.

Eles são feitos com uma madeira de maior qualidade, com melhores tratamentos e acabamento superior, se comparados aos móveis prontos. Estes são feitos em massa e utilizam matérias primas mais acessíveis para reduzir o valor final da peça.

 Melhor custo-benefício

Algumas peças já prontas disponíveis no mercado podem ter custos menores em relação às de ambientes planejados, mas será que o custo-benefício delas é vantajoso?

Ao comprar um móvel planejado é possível criar uma peça que se encaixe no seu orçamento e que não sacrifique a qualidade como nos móveis prontos. Assim, os móveis planejados apresentam uma longevidade maior e um custo-benefício muito mais satisfatório.

Peças mais sustentáveis

Com o conceito de sustentabilidade ganhando cada vez mais destaque atualmente, é importante prezar por produtos que sejam amigos da natureza.

Optando pelos ambientes planejados você tem um controle maior sobre a procedência dos materiais que serão empregados na confecção dos objetos.

Incentivo ao comércio local

Se você quer um móvel que seja uma extensão do seu gosto e de sua família e tem a possibilidade de contar com um designer ou loja de móveis planejados local, por que não incentivá-los?

Há questões filosóficas quando você compra móveis feitos localmente: você apoia o trabalho das pessoas que vivem ao seu redor e estabelece um bom relacionamento de amizade, despertando a satisfação interior de que a dedicação e o serviço são valorizados.

Vantagens dos móveis prontos

Peças de custo menor

Para quem está começando a vida e quer apenas quebrar um galho com um móvel temporário, os móveis prontos são uma opção. Eles são feitos, em sua maioria, de materiais mais baratos e, assim, são ótimos para quem não quer algo duradouro.

Geralmente, esses objetos são constituídos de painéis de madeira compensados ou pequenas partículas de madeira prensadas, o que acarreta em um móvel de custo menor.

Rapidez

Se você não tem o tempo a seu favor e quer algo prático e rápido, os móveis prontos são a solução. Apesar de demandarem certo tempo na pesquisa de um modelo e valor específico, ele é menor se comparado ao de confecção de uma peça planejada.

Eles se encontram disponíveis em diversas lojas para a simples retirada, você só precisa fazer o pedido pela internet e receber em casa ou se dirigir à loja e já pegar sua peça, sendo essa a maneira mais rápida e prática.

Móveis em tamanho padrão

Suas dimensões padronizadas permitem que eles se adequem ao diferentes ambientes, o que nem sempre é possível com os móveis planejados, que muitas vezes são construídos especificamente para um ambiente particular.

Muitas pessoas pensam e acreditam que os móveis são todos a mesma coisa, mas isso não é verdade. Existem vários tipos de peças e cada uma delas é feita de materiais e formas diferentes.

Assim, na hora de pensar nos elementos da construção e decoração da casa, é preciso fazer um bom planejamento para os móveis, colocar no papel quais são os objetivos, quais peças são fundamentais, qual o estilo desejado, a longevidade e também o preço.

Esperamos que esse post lhe seja útil e que tenha esclarecido as principais diferenças entre os ambientes planejados e os móveis prontos. Se você ainda ficou com alguma dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário abaixo!

Share: