Os adesivos são ótimas opções para modificar o ambiente e dar um toque especial, sem precisar de um grande orçamento. São muitos formatos, cores, estampas, texturas… Enfim, há uma infinidade de possibilidades para você usar os adesivos na decoração

Sem envolver obras e de fácil aplicação, eles são peças versáteis e que se adaptam a todos os estilos e projetos visuais. Sendo um ambiente mais formal ou um estilo mais descontraído, proporcionam lindos efeitos em sua casa. 

Para auxiliá-lo na escolha e forma de usá-los, selecionamos algumas dicas. Aproveite e deixe sua residência ainda mais linda e com a sua cara!

1. Combine os adesivos com o restante da decoração

Assim como todos os elementos da decoração, os adesivos precisam estar em harmonia com o estilo e o conceito do projeto visual. É preciso combiná-los com as cores, a temática e os móveis

Além disso, é preciso avaliar o local onde ele será aplicado e considerar se o adesivo será o ponto de destaque do cômodo. Em ambientes menores ou com muitos itens como quadros, porta-retratos e móveis coloridos, o ideal é que sejam menores ou com aparência mais suave. 

Já nos cômodos grandes ou com decoração mais clean, você pode explorar opções maiores e mais chamativas. E lembre-se sempre: o mais importante é que fique tudo de acordo com seu gosto e a sua personalidade. 

Dica: Guia completo sobre 10 estilos de decoração

2. Observe os efeitos visuais dos adesivos na decoração

Os adesivos têm o poder de influenciar as sensações no ambiente, assim como as cores nas paredes e os papéis de parede. Por exemplo, se o cômodo é pequeno, opte por estampas menores e mais claras, para dar uma ideia de maior espaço.

Por outro lado, se o lugar é grande, opte por estampas maiores e use tons mais fortes e escuros, para trazer uma atmosfera aconchegante

3. Entenda a diferença entre papel de parede e adesivo

O papel de parede é também uma peça incrível quando o assunto é decorar a casa. Ele difere dos adesivos, principalmente em relação ao material, à praticidade de aplicação, durabilidade e preço. 

Os adesivos são mais funcionais, podem ser aplicados e retirados com facilidade. Normalmente, não são usados para cobrir toda a parede, mas apenas uma porção dela. 

Atualmente, no mercado já encontramos papeis de parede com material adesivo e que são mais acessíveis que os modelos tradicionais. 

4. Saiba onde aplicá-los

Pela grande versatilidade do material adesivo e pela imensa variedade de opções no mercado, você pode aplicá-lo em quase todos os lugares da casa. 

Azulejos, armários, mobília em geral, geladeira, portas e box de banheiro, espelhos, bancadas. Enfim, use e abuse da sua criatividade.

Os adesivos de azulejos são os mais indicados para dar uma cara nova aos banheiros e cozinhas. Sem precisar de quebra-quebra de reforma, sem onerar com mão de obra, dando asas à sua imaginação e bom gosto, é possível ter um cômodo novo em folha.

Já nas salas, podem vir com diversas temáticas e fazerem de uma parede um cantinho de expressão da sua personalidade. Use frases, figuras, personagens e o que mais combinar com a sua ideia. 

5. Fique atento na hora da instalação 

A aplicação dos adesivos nas superfícies é bem tranquila e você mesmo pode fazer. Para que fique perfeito, é preciso tomar alguns cuidados:

  • limpe e seque bem a superfície onde colocará o adesivo;
  • certifique-se de deixar o local bem lisinho, para que não tenha nada que atrapalhe a estética do adesivo;
  • use uma espátula para esticar o adesivo e evitar bolhas de ar. 

6. Use para renovar a mobília

Sabe aquele móvel de família que é de altíssima qualidade, mas você já se cansou dele? Ou mesmo uma mesa, um criado ou uma estante que você acha que já não está tão interessante? Pois é, não é necessário descartá-los. Você pode dar uma cara nova para eles. 

Uma repaginada pode mudar o visual do móvel e deixá-lo  no estilo da sua decoração. Você pode usar adesivos para cobri-lo, como se tivesse encapado. Pode fazer um novo acabamento em detalhes, combiná-los com uma nova pintura ou ainda técnicas mais transformadoras como a pátina. 

7. Brinque com os adesivos na decoração dos quartos infantis

Os quartos infantis são os cômodos em que você pode, literalmente, brincar com os adesivos. As crianças vão adorar participar da escolha das peças e ter uma espécie de lugar de fantasia. 

É possível encontrar adesivos temáticos, como princesas, super-heróis, circo, floresta, fundo do mar e mais uma grande variedade. Eles ficam ótimos combinados aos outros elementos do quarto e ajudam a soltar a imaginação das crianças. 

Fique atento apenas para não pesar o ambiente. Não exagere na quantidade, pois, na maioria das vezes, quartos infantis já contam com outros objetos coloridos e brinquedos. Siga para os aposentos das crianças as mesmas orientações de equilíbrio e harmonia que falamos anteriormente. 

Dica: 6 dicas de decoração de inverno para deixar a casa mais quente

8. Dica plus: retire se você não gostar 

Se você se encantou por um modelo e depois viu que não estava em sintonia com o projeto visual da casa, ou simplesmente pensou que ia gostar, mas não ficou como você imaginava, fique tranquilo. Retirar os adesivos é mais fácil do que você pensa e pode ser feito sem estragar sua parede. 

Como? A ideia é aquecer levemente o adesivo para que a cola dele se solte mais fácil. Para não danificar o material e manter sua segurança, o mais prático é usar um secador de cabelo. Vá por partes. Bata os jatos de ar quente em uma parte e puxe o adesivo devagar. Vá repetindo o processo até extrair tudo. 

Depois, passe um pano úmido com sabão para não ficar qualquer resquício de cola. Feito isso, é só escolher um novo adesivo! 

Agora que você já viu os segredos de como usar os adesivos na decoração, é só soltar a criatividade e buscar aqueles que vão deixar a sua casa do seu jeito. Prepare-se para essa prazerosa tarefa e mãos à obra! 

Quando estamos montando um projeto de decoração para a casa, é bom se abrir às mais diversas ideias, não é mesmo? Então, veja também o seguinte artigo: inspire-se nas obras de artistas para decorar sua casa.

Share: