Se você acabou de se mudar e precisa comprar todos os móveis e itens de decoração ou está dando aquela renovada nos ambientes, existem inúmeras maneiras de deixar sua casa moderna.

Você até poderia procurar um arquiteto ou decorador, mas por que não poupar para investir no mobiliário que deseja adquirir? Hoje, algumas lojas contam com projetistas, conciliando seus gostos e ainda dando um toque profissional.

No post de hoje separamos 9 dicas para que você tenha um lar aconchegante e com design exclusivo. Continue a leitura!

1. Faça uma composição de quadros

Uma das tendências mais modernas que uma casa pode ter é uma composição de quadros. Não há nada mais refinado que uma boa dose de arte na parede, não é mesmo? Eles complementam o mobiliário e são uma combinação infalível.

A ideia é misturar diferentes molduras, tamanhos, imagens e formatos e procurar a disposição que mais lhe agrade; não existe uma fórmula perfeita. Uma dica é recortar, num pedaço de papel pardo, as silhuetas de cada peça, assim, com o auxílio de uma fita adesiva, você consegue ver como tudo vai ficar sem danificar a parede.

2. Mude a disposição dos livros na estante

As estantes são um dos móveis que mais se modificam e se modernizam, isso porque não são apenas uma maneira prática de guardar seus livros, mas também, por serem itens de decoração.

O que muita gente não sabe é que, para deixar a casa moderna, não é necessário apenas investir numa peça de qualidade, mas também, mudar a forma de armazenar os livros e revistas. Em vez de os dispor, como de costume, tente colocá-los na horizontal, empilhados uns sobre os outros, você vai ver como isso traz outro visual.

3. Invista em móveis de cores vivas

Outra maneira de deixar os espaços atuais e inovadores é integrar cores vivas na e decoração, mais precisamente, nos móveis. Claro que isso depende muito do gosto de cada um, mas um pouco de ousadia sempre cai bem.

Ao fazer o projeto dos móveis, dê uma chance para as cores mais vibrantes e contrastantes, como amarelo canário, vermelho carmim, laranja coral ou verde água. Para não deixar tudo muito pesado, equilibre objetos mais tradicionais ao redor do móvel colorido.

4. Brinque com diferentes estampas

Brincar com estampas florais, étnicas e geométricas é outra forma de obter um lar contemporâneo, independente se o mix é feito nas almofadas da sala, na roupa de cama, nos papéis de parede ou nas cortinas.

Como na composição de quadros, aqui também vale tudo, misturar as diferentes estampas, bem como os tecidos e cores. Se você ainda tem o pé atrás, comece devagar, juntando peças de diferentes padrões, mas com cores semelhantes. Aos poucos, você encontra a harmonia perfeita.

5. Crie espaços inesperados

O que você espera encontrar em um hall de entrada, por exemplo? Geralmente um aparador com um arranjo de flores, um grande espelho e uma poltrona, não é verdade? Em vez disso, tente criar um espaço inesperado.

Coloque uma fotografia de grandes dimensões apoiada no chão, troque a poltrona por uma cadeira diferente assinada por um designer, estenda um tapete com uma estampa divertida e aposte em uma luminária. A chave aqui é fugir do senso comum, brincando com justaposições surpreendentes.

6. Abuse da madeira e do concreto

A madeira e o concreto são materiais considerados atemporais, além de lindos individualmente, a combinação dos dois é sinônimo de modernidade.

Troque a pedra das bancadas da cozinha pelo concreto; a junção dele com os armários com padrão amadeirado elevará a cozinha a outro patamar. O mesmo vale para a mesa da sala de jantar: com luminárias pendentes feitas em concreto, suas refeições ficarão ainda melhores. Ou ainda, use os revestimentos de cimento queimado no chão ou na parede; isso dará aos móveis um destaque fantástico.

7. Não tenha medo das transparências

Se você mora num apartamento ou casa pequenos, nem sempre é fácil deixar os ambientes modernos e funcionais, mas com essa dica, não tem como errar. A chave para um cômodo leve, prático e de vanguarda é não ter medo das transparências.

Seja uma mesa de centro feita em acrílico, as cadeiras da mesa da sala de jantar de policarbonato ou ainda um lustre — em cristal ou vidro — um pouco de transparência ilumina qualquer ambiente.

O melhor de tudo, é que são peças que combinam facilmente com o restante da decoração.

8. Tenha uma casa moderna com tecnologia

Você já ouviu falar no termo Techorating? Ele nada mais é que a união das palavras inglesas tech (tecnologia) e decorating (decoração), ou seja, abrange toda a decoração que é feita com objetos tecnológicos.

Você pode:

  • Usar um quadro digital com imagens dinâmicas no home office; 

  • Investir numa lareira elétrica, para criar um visual incrível com o painel ou rack da sala de TV;

  • Usar um espelho multimídia sobre o armário do banheiro;

  • Adotar peças com mais de uma função como esculturas que sejam também climatizadores e purificadores de ar.

9. Caia no cobre

Uma das tonalidades mais modernistas dos últimos tempos é o cobre. Esse metal único, emprestou suas características para os mais diversos objetos e transformou itens simples em peças de muita elegância.

Ele pode fazer parte da decoração de todos os cômodos da casa: um utensílio doméstico da cozinha, um abajur no quarto, um vaso de flores na sala, um gancho para toalhas no banheiro, os puxadores dos armários do closet, um suporte de plantas de formato geométrico na varanda gourmet e por aí vai. São tantas as opções que fica difícil resistir e não cair no cobre!

O conceito de uma casa moderna vai muito além de um projeto arquitetônico bem feito e vários objetos caros. É preciso unir personalidade, estilo, móveis de qualidade e durabilidade que resultem em menos dor de cabeça e mais bem estar para você e toda sua família.

Esperamos que esse post seja útil e inspire você a deixar sua casa moderna e com a sua cara. Não deixe de comentar suas dicas infalíveis para modernizar os ambientes!

Share: