Hoje em dia, a sala de jantar já não é aquele espaço esquecido, que só entra em funcionamento em dias de festa. Nas residências contemporâneas, praticidade e funcionalidade caminham juntas com a beleza e, assim, todos os cômodos da casa são aproveitados e transformados em áreas úteis, inclusive a sala de jantar.

Para quem valoriza áreas de convivência agradáveis, tem família grande ou gosta de receber os amigos em casa, então, uma boa sala de jantar é indispensável! Esse ambiente, geralmente integrado à sala de estar ou anexado à cozinha, é uma parte muito importante da casa.

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso manual prático para decorar sua sala de estar!

Montar uma sala de jantar bonita e bem produzida é algo desafiador e que requer planejamento, mas também é altamente recompensador, afinal, traz uma série de benefícios estéticos e funcionais. Uma boa sala de jantar une a família e facilita a recepção para os anfitriões, já que são projetadas para acomodar os moradores no dia a dia e também para receber os visitantes. Outra grande vantagem das salas de jantar é a multifuncionalidade — elas podem ser usadas para servir o café da manhã, almoço, brunch, lanche ou jantar.

Está convencido da importância da sala de jantar e quer descobrir como montar o ambiente ideal, para ninguém botar defeito? Então, confira as dicas que preparamos para te ajudar a tornar isso possível!

Comece pelo planejamento da sala de jantar

O ponto de partida para montar uma bela sala de jantar é planejar a organização e a decoração do ambiente. Avalie a frequência de uso que a sala terá e quantas pessoas o espaço vai precisar acomodar. Somente com base nessas informações é que você vai conseguir dimensionar o tamanho da mesa, a quantidade de cadeiras, a necessidade de aparador, cristaleira e demais móveis.

Por falar em planejamento, o mais indicado para a composição de salas de jantar é o investimento em mobília planejada, pois os móveis projetados sob medida garantem a beleza e a otimização do espaço, além de agregar sofisticação, bom gosto e qualidade ao recinto. Em síntese, os móveis planejados são soluções inteligentes para deixar a sala de jantar (e o restante da casa) como você sempre sonhou.

Preserve a circulação de pessoas

Tudo bem que os móveis grandes são imponentes e transmitem uma ideia de luxo, mas o exagero nas dimensões da mobília pode ser muito prejudicial para o ambiente. O tamanho da mesa, por exemplo, deve ser definido conforme o espaço disponível para o resultado não ficar desproporcional, poluído e pouco prático.

Salas de jantar pequenas pedem mesas compactas e salas grandes aceitam mesas mais amplas. A lógica é essa! Vale destacar que o espaço ao redor das mesas precisa ser de, no mínimo, 90 cm, para possibilitar a circulação de pessoas. A distância ideal, no entanto, é de 1,20 m.

Sala de Jantar Todeschini
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

A estante combina os padrões Victoria e pintura Palha Acetinada, mesa em Ouro Branco e cadeiras Maculelê Todeschini.


 Escolha o formato da mesa com cautela

Não dá para negar que a mesa é a grande estrela da sala de jantar. Por isso, ela deve ser escolhida com muito cuidado. Existem vários formatos de mesa e a sua decisão não deve ser fundamentada apenas nas preferências estéticas, pois outras questões devem ser levadas em conta.

Lembre-se de que as mesas retangulares são recomendadas para as salas estreitas e, normalmente, acomodam mais pessoas. Mesas quadradas recebem de 4 a 8 pessoas, a depender do tamanho. Já as mesas redondas acomodam de 5 a 10.

Antes da compra, certifique-se sempre se a quantidade de lugares comportados pela mesa é adequada às suas necessidades.

Opte por cadeiras confortáveis e de tamanho adequado

Por incrível que pareça, as cadeiras da sala de jantar são tão importantes quanto a mesa. Esses móveis devem ser, antes de qualquer coisa, confortáveis. Evite cadeiras enormes, especialmente se a mesa e o espaço forem pequenos.

Modelos mais largos e trabalhados, com braços, devem ser reservados apenas para as cabeceiras. No restante da mesa, use modelos estreitos. Hoje em dia, as cadeiras da sala de jantar não precisam ser todas iguais. Você pode usar um conjunto ou combinar assentos de designs completamente diferentes entre si, caso deseje criar um efeito moderno e surpreendente em sua casa.

Aposte em uma iluminação acolhedora

A iluminação também é um fator crucial na decoração da sala de jantar. A luz ideal para esse ambiente é a luz amarelada e difusa, para proporcionar um ar de aconchego e conforto.

Evite o foco direto em cima da mesa, pois isso pode refletir nos olhos ou esquentar demais o ambiente, gerando desconforto térmico. Luminárias embutidas e lâmpadas dicroicas ficam muito bonitas nesse espaço, mas os lustres e pendentes também ficam incríveis em salas de jantar.

Sala de Jantar e Adega Todeschini
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Adega Todeschini com padrão Victoria.


Inclua elementos decorativos na sala de jantar

A sala de jantar traz muito charme para a decoração da casa como um todo, até porque esse cômodo não é isolado. Ele é uma área de fácil acesso na casa, que fica sempre à mostra para os visitantes. Por essas e outras, vale a pena incluir elementos decorativos na composição.

Um painel espelhado, um vaso com arranjo no centro da mesa, um lustre ou pendente que dialogue com o estilo do ambiente e porta-retratos bonitos sobre o aparador são algumas boas ideias, para começar. Louças, guardanapos, talheres, jogos americanos, sousplats e outros detalhes de mesa posta também fazem toda diferença na decor da sala de jantar.

Invista em materiais duráveis

 Como a sala de jantar é um espaço bastante utilizado, exposto à gordura, líquidos e resíduos de alimentos, as matérias-primas precisam ser duráveis.

Não importa se a sua mesa é de madeira, MDF, laca ou vidro… O importante é que a peça seja de boa procedência e tenha um acabamento de ótimo padrão. Mais uma vez, os móveis planejados são a melhor solução, pois unem design, qualidade e bom custo-benefício. Fica a dica!

E então, você gostou do nosso artigo? Se curtiu as nossas dicas de decoração e deseja receber outras informações e novidades sobre o universo do design de interiores, não deixe de assinar nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos e novidades.

Share: