Você já ouviu falar em varanda gourmet? Esse é um ambiente que está ganhando cada vez mais espaço nos projetos decorativos residenciais. E não é para menos, afinal, a varanda gourmet alia beleza e funcionalidade na medida certa.

A varanda gourmet é uma área de lazer e de convivência que começou a ser incorporada nos imóveis e tem se tornado o ambiente queridinho, não apenas dos moradores que o aderem, mas também dos convidados. Em outras palavras, varandas gourmet são muito valorizadas e, frequentemente, são consideradas como o melhor lugar da casa.

Nos apartamentos, esse tipo de varanda funciona como uma mistura de quintal e jardim, sendo ideal para conversar com os amigos, conversar, apreciar a vista ou, até mesmo, comer quitutes e tomar um bom vinho.

Agora que você já sabe a essência das varandas gourmet, que tal descobrir como decorar esse espaço? Continue lendo o nosso artigo e confira dicas incríveis!

Defina o objetivo principal da sua varanda gourmet

Antes de começar a decoração da sua varanda gourmet, avalie qual é a finalidade do espaço. Seu objetivo é cozinhar na varanda? Quer apenas receber os amigos em um ambiente arejado e bonito? Pretende degustar vinhos? Deseja preparar churrascos? Sonha com um espaço multitarefas?

Essa avaliação é o ponto de partida do seu planejamento. Se antes de iniciar o projeto decorativo, você conhecer profundamente os objetivos, as escolhas serão certeiras.

Escolha pisos e revestimentos duráveis e de fácil manutenção

Nas varandas gourmet, o ideal é que os pisos e revestimentos sejam duráveis e de fácil manutenção. Invista em materiais de boa procedência e de alto padrão de qualidade.

Boas escolhas são a cerâmica e o porcelanato, afinal, eles são resistentes e a limpeza é simples. Por ser um ambiente externo, dê preferência às versões antiderrapantes e com um acabamento mais rústico.

Aposte em mobília planejada

Para aproveitar cada cantinho do espaço e aumentar a funcionalidade da varanda gourmet, uma excelente estratégia é apostar em mobília planejada. Nesse tipo de ambiente, gabinetes sob as bancadas, armários e prateleiras para guardar utensílios e louças são mais do que bem-vindos.

Capriche na iluminação desse ambiente

Como a varanda gourmet, dentre outras funcionalidades, é voltada para recepcionar pessoas, o ideal é que  esse espaço seja bonito, agradável e acolhedor. Para criar a sensação de aconchego e deixar a varanda ainda mais convidativa, capriche na iluminação usando lustres, lâmpadas e pendentes que promovam uma iluminação difusa.

Prefira luzes amarelas, pois elas são mais acolhedoras. Assim, o  ambiente estará pronto para acomodar os convidados de dia ou de noite.

Invista em peças versáteis

Varandas gourmet pedem versatilidade, já que o espaço é usado em diferentes horários e variadas situações. Para tornar essa parte da casa mais prática e multifuncional, invista em mesas dobráveis, bancos e pufes.

Esses itens podem assumir outras funções, que não as originais, caso seja necessário. Um pufe, por exemplo, pode funcionar como uma mesinha de apoio lateral.

Decore a varanda usando plantas

Um dica bacana para deixar a varanda gourmet mais bonita e cheia de vida é decorá-la com plantas. Inclua vasos e jardineiras na decoração. Se possível, monte também uma pequena horta particular com temperos frescos.

Para completar a decor, instale uma jardineira vertical no ambiente. É importante ressaltar que as plantas são bem-vindas, tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos, mas você deve se atentar à escolha das espécies para facilitar o cultivo e garantir boas condições de sobrevivência para as plantinhas.

Crie uma atmosfera simples e rústica

Por mais sofisticada e elegante que seja a sua varanda gourmet, um pouco de rusticidade e simplicidade caem muito bem nesse tipo de espaço. Vale a pena colocar painéis e outros móveis de madeira no ambiente, além de objetos feitos a partir de materiais naturais, como bambu e algodão.

Pedras, ladrilhos hidráulicos e mix de azulejos também são boas pedidas para varandas gourmet.

Use as cores a favor da decoração

A varanda gourmet não precisa ser um espaço monótono e monocromático. Para deixar esse ambiente mais alegre, descontraído e cheio de personalidade, aposte em detalhes vibrantes.

Pode ser um móvel super colorido, uma parede pintada com um tom forte ou, até mesmo, utensílios de cozinha expostos como objetos decorativos. Almofadas estampadas, peças artesanais e lanternas coloridas também ficam maravilhosas nas varandas.

Quanto às cores escuras, elas devem ser usadas com cautela, pois o exagero cria um efeito mórbido e sobrecarregado. Fica a dica!

Inclua eletrodomésticos no seu projeto

Equipe a sua cozinha gourmet com eletrodomésticos que facilitem as tarefas diárias e, principalmente, o preparo dos alimentos. Frigobar, adega climatizada e forninho são escolhas recorrentes de quem tem uma varanda gourmet em casa, mas outros aparelhos, como liquidificador, mixer e telelevisor também podem fazer parte do ambiente.

Tudo vai depender do espaço disponível e das atividades que serão realizadas na varanda. Ah e, antes de sair comprando eletrodomésticos para sua varanda gourmet, certifique-se de que há pontos de energia suficientes.

Evite o excesso de objetos

Ao montar e decorar sua varanda gourmet, tome cuidado para não encher o ambiente com itens desnecessários. Priorize objetos úteis e práticos, pois os excessos poluem visualmente o espaço e prejudicam a área de circulação, o que afeta diretamente o conforto e o bem-estar das pessoas.

Considere o espaço que você tem disponível

Ainda que você queira uma churrasqueira, mesa de jantar, pia e tudo mais, se a varanda for pequena, é melhor procurar soluções ideais para espaços compactos. Nesse caso, melhor investir em grill e fritadeira elétrica, do que na churrasqueira.

Também vale trocar a mesa de jantar por uma bancada. Caso contrário, a varanda gourmet ficará muito apertada.

Priorize a segurança do ambiente

Já falamos sobre beleza e funcionalidade, mas a segurança também é um aspecto que deve ser privilegiado na decoração de varandas gourmet. Pisos ásperos são essenciais quando há crianças e idosos em casa.

Além disso, as churrasqueiras elétricas são mais adequadas para as varandas de apartamentos. Por falar em churrasqueiras, não se esqueça do sistema de exaustão para evitar a propagação de fumaça e odores.

Faça o fechamento da varanda usando vidros

A varanda é um ambiente de socialização, por isso, a divisão desse espaço deve ser feita com vidro. Assim, o ambiente fica separado e, ao mesmo tempo, integrado ao restante da casa.

Use blindex ou cortina de vidro para tal. Esses artifícios deixam o ambiente com cara de varanda quando estão abertos, mas também podem ser fechados para proteger os convidados do frio, do sol e da chuva.

Se você gostou do nosso artigo, continue acompanhando as novidades do nosso blog para conferir outras dicas tão legais quanto essas. Assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas informações sobre o universo da decoração. Até a próxima!

Share: