Com espaços cada vez menores nas residências, organizar a lavanderia se torna a cada dia mais complicado. Porém, é essencial para uma vida mais tranquila e livre de estresse. Afinal de contas, nesse ambiente são executadas diversas tarefas, como lavar, secar, passar roupa, entre muitas outras. Além disso, é o local onde são guardados todos os materiais de limpeza. Ou seja, haja espaço e organização!

Sendo assim, devemos pensar em um espaço agradável e otimizado, no qual seja possível encontrar, com facilidade, qualquer objeto ou produto relacionado à limpeza e organização da casa. Principalmente nos momentos em que mais precisamos.

Foi pensando nisso, que listamos para você algumas dicas que vão contribuir para deixar a sua lavanderia prática, bonita e bastante funcional! Confira!

1. Apostar em armários planejados

Móveis planejados, como os armários, têm a vantagem de: ao mesmo tempo em que otimizam pequenos espaços, conferem a eles um visual sofisticado, clean e organizado. Por isso, são tão utilizados atualmente na decoração de vários espaços de uma residência.

A multifuncionalidade é um outro atrativo do móvel planejado, pois ele pode mesclar espaços com móveis convencionais. Na verdade, eles se inserem no ambiente de tal forma que acabam se misturando e tornando-se parte da estrutura, e o melhor: contribuem para um espaço livre de poluição visual.

Um projeto de armário planejado é uma grande vantagem, quando pensamos em uma lavanderia prática e organizada. Tudo embutido torna o ambiente mais espaçoso, fácil de arrumar e com um visual super agradável.

2. Ter um varal aéreo e um de piso

O ideal é ter um varal de teto, próximo à janela, pois esse modelo não rouba espaço no chão da lavanderia e na maioria das vezes é o suficiente. Além disso, ele deixa as paredes livres para a colocação de armários.

No entanto, em alguns momentos, pode ser necessário mais espaço para secar suas roupas. Sendo assim, um secador de piso, que pode ser dobrado e guardado após o uso, sem comprometer o espaço, pode resolver o problema e quebrar seu galho em muitas situações.

Lembrando que uma secadora convencional não pode faltar na sua lavanderia. No entanto, ela pode ser utilizada apenas naqueles dias mais frios, nos quais as roupas não secam por nada.

3. Optar por uma bancada com tanque embutido

Uma bancada, em inox ou granito, com o tanque embutido é uma escolha prática para a lavanderia. Pois, além do espaço que existe em cima, conta com uma área abaixo dela que pode ser aproveitada, colocando-se um armário, onde muitos itens podem ser guardados.

4. Investir em lavadoras e secadores com abertura frontal

Esses tipos de máquinas otimizam espaços, além disso, se você optar por móveis planejados, são esses os modelos mais indicados para tais projetos.

5. Escolher a tábua de passar roupa retrátil

A tábua de passar roupa é sempre muito utilizada, pois quando menos se espera, lá estamos nós precisando passar alguma peça. Então, nada mais prático do que um projeto de armário no qual seja idealizada uma tábua de passar roupa embutida e retrátil, que é bem mais prática e muito simples de ser usada.

6. Investir em acessórios para organizar a lavanderia

Vale a pena investir em alguns acessórios que vão contribuir para deixar a sua lavanderia bem mais organizada. Confira três deles!

  • Cestos de roupa: podem ter diversos formatos e tamanhos. Eles contribuem para organizar o ambiente, fazendo a triagem de roupas limpas e sujas e, ainda, das que precisam ser passadas.
  • Cesto para prendedor de roupas: é muito prático na hora de estender as roupas; e o ideal é que seja colocado em um local bem próximo ao varal de teto.
  • Porta sabão em pó: muitas vezes acontece de molharmos a caixa de papelão de sabão em pó, e o resultado é o sabão ficar empedrado. Por isso, não tenha dúvidas, invista em um porta sabão em pó, que é uma excelente solução para evitar esse incômodo.

7. Reservar um local no armário para objetos maiores

Deixar o mínimo de coisas à vista, e deixar o piso livre, é fundamental na hora de organizar a lavanderia. Por isso procure deixar aqueles objetos de maior porte, que ocupam mais espaço, dentro de armários. São eles: bacias, baldes, aspiradores de pó, entre outros.

8. Não abrir mão de armários com gavetas

Armários com gavetas ajudam muito a organizar materiais de limpeza. Não esqueça, porém, de reservar uma delas para guardar o material de limpeza que está em uso.

Procure organizar os produtos de limpeza por categoria e data de validade. Lembre-se de colocar na frente aqueles que vencem antes.

9. Não deixar à vista vassouras e rodos

Se você optar por armários planejados, certamente já vai haver um local apropriado para esses itens. No entanto, existem armários específicos para pendurar vassouras, rodos, escadas, entre outros itens, que vão colaborar bastante para organizar o espaço.

10. Instalar um suporte de cabides

Na hora de passar roupa, é essencial que se tenha bem próximo à tábua de passar um varal de cabides ou uma arara, para que à medida que a roupa vá sendo passada, ela possa ser pendurada com facilidade.

11. Abusar de móveis com rodízios

Com eles é bem mais prático e funcional organizar o ambiente, facilitando a limpeza do local. Além disso o espaço ganha mobilidade, o que facilita possíveis mudanças no ambiente.

12. Investir em estantes e prateleiras

Para driblar a falta de espaço e manter a área de serviço arrumada, invista em prateleiras e estantes. Podemos encontrar no mercado vários modelos já prontos e que podem ajudar muito a organizar a lavanderia.

A lavanderia não é mais vista como há algum tempo, ou seja, um espaço da casa em que colocávamos tudo, e na maioria das vezes se apresentava um pouco bagunçado e desorganizado.

De alguns anos para cá, essa visão mudou e as lavanderias se apresentam cada vez mais bem decoradas e cheias de estilo, sem contar que estão sempre muito organizadas. Aliás, a organização hoje é um dos principais objetivos quando se deseja mobiliar e decorar esse ambiente.

E aí, gostou de nossas sugestões de como organizar a lavanderia? Você teria alguma outra dica importante a destacar que vai enriquecer ainda mais nosso post? Compartilhe com a gente nos comentários, sua dica será muito bem-vinda!

Share: